Música | 14 de novembro, 2017

“The Canyon” é o The Used, mas com cara de Novo | Review do Bar

O ano é 2002. O pop-punk, morrendo depois do sucesso nos anos 90 procura uma cura para a doença do esquecimento, eis que um grupo aparece da pequena cidade de Orem no coração de Utah, esse grupo é o The Used.

Depois de lançar demos em 2001, a banda surge com um self-titled em 2002 e dele saem 4 singles (A Box Full of Sharp Objects, The Taste Of Ink, Blue and Yellow, Buried Myself Alive), essas quatro músicas marcaram o The Used como uma das bandas de rock mais proeminentes do início dos anos 2000 e um dos pioneiros no que seria o emo moderno, uma mistura do emo de bandas como Sunny Day Real Estate e o som cru do punk rock.

Com o sucesso de crítica do primeiro álbum, a banda continuou a produzir álbuns com a mesma sonoridade e foi repetindo a fórmula durante os anos seguintes mas, como sabemos, o mundo da música foi mudando e o The Used não mudou junto. Foi só em 2014 com Imaginary Enemy que a banda mostrou uma evolução na maneira como escrevia suas canções e em sua sonoridade. Parecia uma banda mais fresca (no sentido de frescor mesmo não me entendam mal) mas ainda assim era o mesmo emocore que estávamos acostumados. O The Used precisava se tornar novo (pun intended). É aí que entra The Canyon.

O sétimo álbum da banda traz outra cara para o The Used. Uma nova banda. Um novo álbum. Um novo som. E veio como um soco na boca do estômago. A faixa inicial, For You, abre com um depoimento emocional do vocalista e provavelmente a música mais carregada já escrita pela banda e te prepara para o que vem por aí: soco atrás de soco bem ali onde você sente suas emoções. The Canyon traz um The Used maduro, mas ao mesmo tempo retoma a crueza de seu self-titled. The Used, depois de 15 anos, mostra toda uma vulnerabilidade que faltava desde aquele primeiro álbum.

Capa de The Canyon Capa de The Canyon

O primeiro single escolhido, Over and Over Again, mostra justamente essa nova fase que relembra dos tempos antigos mas com uma sonoridade mais madura e um Bert McCracken mais completo.

The Canyon é o registro de uma banda que luta para sobreviver a uma época turbulenta e difícil para o rock e só confirma que o segredo para a sobrevivência é a adaptação. Escute o álbum na íntegra aqui:

4 chopps e uma espuminha de 5 chopps.

Vinicius Manzano
Designer / Palestrinha

Sobre o Autor

O designer que é a grande mente por trás do Nerdpub poderia estar comandando o mundo se só tivesse ido embora do bar mais cedo.

Veja Também

logo-branca

Copyright 2018 © All Rights Reserved
Desenvolvido por Digital Pixie