Games | 20 de outubro, 2016

Nintendo finalmente revela o NX

Os dois últimos anos foram cheios de anúncios cada vez mais incríveis, principalmente no mundo dos games. Não bastando os anúncios de todos os jogos novos durante as E3, e da volta de jogos já considerados mortos pelo público, como The Last Guardian, Final Fantasy VII Remake e XV, Beyond Good & Evil 2 e Red Dead Redemption 2. Além de novos consoles como o Playstation4 Pro e o Project Scorpio da Microsoft, nada anda causando tanto rebuliço na internet quanto o Nintendo NX.

NX é o próximo console da Nintendo, aparentemente um híbrido entre console de mesa e portátil, que tem lançamento esperado para Março de 2017, junto com alguns jogos da Big N (Breath of the Wild estou olhando para você) e terá uma apresentação oficial hoje as 14:00hrs.

O console foi divulgado em uma conferência onde a Nintendo anunciou sua entrada no mercado de games mobile em parceria com a desenvolvedora DeNA, com a declaração que em 2016 iriam apresentar “uma plataforma de jogos dedicada, com um conceito novo”, com o codinome NX.

O problema é que, até hoje, mais nada tinha sido apresentado oficialmente pela empresa sobre o console, com exceção de alguns “calma gente, ele existe”.

A internet, sendo a internet, conseguiu encontrar algumas patentes registradas pela Nintendo, com novos modelos de arquitetura e de controles, coisas que parecem bem experimentais, como os botões de ombro rotatórios e a tela touchscreen que ocupa todo o espaço do Joystick.

[destaque]

Até que em Março de 2016 após boatos de que as 3rd parties (desenvolvedoras que não sejam a Nintendo) já estariam recebendo os seus Kits de Desenvolvimento, a internet enlouqueceu com vazamentos de fotos do suposto controle do novo console.

Mockup Controle NX Mockup criado do Controle NX

Com várias discussões se isso era um design bom ou ruim, se era prático ou não, como ia funcionar, foi então revelado que na verdade o controle era falso, que era só um mockup que alguém criou baseado nas patentes.

Desde então qualquer coisa anunciada sobre o console foi levada com suspeita, mas muitos rumores continuaram se repetindo apesar das diferentes fontes.

Os mais ditos até agora são:

– Será um híbrido entre console de mesa e portátil
– Controle com touchscreen e laterais destacáveis
– Controle pode ser ligado na central para jogar na TV, ou jogar separadamente
– Virá com alguns jogos já prontos junto, como Mario e Zelda: Breath of the Wild (sendo que este já foi confirmado)
– Sem trava de região (!)

E sobre as especificações técnicas se cogita:

– Placa de vídeo NVIDIA
– Suporte para stream de resolução 4k
– Jogos rodando a 900p/60fps
– A tela do controle com 720p de resolução

Mas, finalmente, depois de muitas datas estimadas pela internet, a Nintendo prometeu falar mais sobre o console hoje, dia 20 de Outubro, às 7am PDT ( 12:00 horas no horário de Brasilia).

Enquanto isso, assim como um gato de Schrodinger, até o momento o NX está em um universo onde ele pode ser tudo ou nada, o problema é que não podemos abrir a caixa para descobrir, porque trancaram e esconderam a chave.

A Nintendo sempre buscou inovar na ideia de como se deve jogar um jogo, sempre mantendo o fator diversão em primeiro lugar principalmente durante a presidência de Satoru Iwata. Com ideias como os controles de movimento do Wii, que é um aparelho amigável para qualquer pessoa, a linha DS e suas duas telas e o WiiU, que apesar do fracasso de vendas, é um console com uma ótima biblioteca de jogos e uma ideia inovadora do uso das telas (que poderia ter sido melhor aproveitada).

O NX foi, no entanto, sua última ideia, que infelizmente ele mesmo não poderá ver concretizada (#RipIwata). Com ele, a Nintendo tenta inovar em mais algum conceito. E mesmo se não for algo que agrade a todos, uma certeza nós temos: vai ser divertido.

Yeshua Emanuel

Sobre o Autor

Criado a base do Super Nintendo, e moldado na internet, é só um pouco fã de Zelda, e acha que Sonic é melhor que Mario.

Veja Também

logo-branca

Copyright 2018 © All Rights Reserved
Desenvolvido por Digital Pixie